Tecnologias

A Internet via rádio funciona de forma relativamente simples. O sinal é transmitido pelas torres que são distribuídas em pontos altos e com bom acesso ao perímetro atendido pelo provedor.
Para receber a internet, uma antena é instalada na casa do usuário e fica responsável por captar do sinal emitido por uma das torres. Essa antena precisa ser instalada em um local em que a ligação, via sinais de rádio, entre o seu receptor e a torre de transmissão seja estabelecida.
Para fazer a conversão do sinal de rádio para internet, a antena é conectada a um modem. Este modem, por sua vez, é que transforma o sinal e o transmite para a placa de rede do computador ou smartphone.
O provedor deve contar com várias torres para fornecer internet via rádio, que precisam estar distribuídas pela localidade em que vai operar o serviço. Cada torre é responsável por transmitir para uma parte, ou região, da cidade.
As torres costumam ser chamadas de POPs, e possuem como objetivo principal transmitir o sinal da internet.
Elas contam com um planejamento minucioso, já que, caso sejam posicionadas inadequadamente, podem sofrer com interferências e consequentes oscilações na velocidade da internet, além de perdas de sinal.
Quais são as vantagens da internet via rádio?
• Custo e benefício
Uma das principais vantagens quando se fala de internet via rádio é o custo em relação aos benefícios. Esse plano tende a oferecer planos com velocidades de conexão boas a valores acessíveis.
Os usuários domésticos não precisam dispor de um grande capital financeiro para adquirir uma internet rápida.
• Qualidade
A Internet via rádio pode ser de boa qualidade se a instalação for bem feita e a configuração for realizada por profissionais adequados.
Outro adendo: Os provedores de internet via rádio possuem maior alcance e, geralmente, atendem áreas periféricas (onde a internet banda larga ainda não chega), como as áreas rurais, por exemplo.
• Simplicidade de instalação e manutenção
Por usar um sinal de rádio e transmiti-lo através de antenas e torres, esse tipo de conexão também dispensa a instalação de uma linha telefônica, tornando o processo menos complicado e mais rápido.

Deslize para escolher a área desejada